domingo, 29 de maio de 2011

Redes Socias no Brasil

Não é novidade para ninguém que a primeira rede social que estourou no Brasil foi o Orkut. O Orkut não só popularizou ferramentas e usos de redes sociais, como ajudou a popularizar a própria internet no país. Hoje, com os dias aparentemente contados, a rede social do Google ainda é a mais popular por aqui, mas muita coisa mudou na vida do internauta brasileiro desde então.O Brasil continua sendo o país do Orkut (seu último grande domínio), mas não é só de Orkut que vivem nossos mais de 70 milhões de internautas. Além de ser o maior mercado do Orkut no mundo (o que justificou a transferência da central de direção da rede social para São Paulo), o Brasil é o terceiro país onde mais se usa Twitter no mundo e o segundo mais ativo no microblog. Isso explica porque o Brasil possui a personalidade mais influente do Twitter, segundo recente pesquisa do Twitalyzer.Atualmente, o Brasil é também o terceiro país onde mais se usa redes sociais: 99% dos internautas brasileiros já acessaram alguma. No Social Media Week, evento sobre mídias sociais que ocorreu em várias cidades do mundo simultaneamente no último mês de fevereiro, sentiu-se um pouco o impacto desses números. A edição de São Paulo foi, de longe, a que mais repercutiu nas redes sociais, mostrando o poder de influência do brasileiro neste segmento.Outro dado recente revela que o internauta brasileiro não se interessa apenas pelo bê-á-bá das redes sociais: o Brasil é o quinto país onde mais se usa o Hootsuite, plataforma de atualização e monitoramento de redes como Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare e outros.
Toda essa popularidade pode ser, em parte, explicada pela atração do brasileiro por tecnologia e novidade, além de avidez por interação. Um mercado enorme como o do Brasil e que reúne essas características é um prato cheio para as empresas do ramo. Não é à toa que Wikipedia e Tumblr já declararam estar de olho no mercado nacional, enquanto Google e Facebook investem em sedes no Brasil.
O Brasil já chama a atenção do mundo no mercado de redes sociais. Popularidade já temos; falta-nos agora mais influência para estabelecer novos usos e tendências. Neste sentido, investimentos dos grandes do setor são muito bem vindos e têm tudo a contribuir para colocar o Brasil numa posição central no mapa das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário