quarta-feira, 8 de junho de 2011

Overdose de redes sociais

Com certeza as pessoas mais conectadas recebem semanalmente convites para novas redes sociais. Depois do estrondoso sucesso do Orkut no Brasil e da compra do MySpace nos Estados Unidos as redes socais despertam a curiosidade e o interesse de agências e investidores.

No Brasil por exemplo temos a Via6, focada em organização de conteúdo visando contatos profissionais, ocupando o terceiro lugar, que recebeu aporte de capital de risco no começo do ano. Recentemente conheci o Ikwa, voltado para pessoas em busca da realização profissional, que recebeu o primeiro aporte em novembro de 2006. Outro exemplo nacional é o descolando!, voltado para alunos universitários que querem descobrir como é cada professor, o que ajuda muito ao montar a grade de horários do semestre.

Há espaço para diversas redes? Sim, desde que essa rede deixe claro qual o ganho do usuário, pois ele investirá seu tempo na confecção de um perfil, procurando pessoas e convidando amigos, mas somente se perceber que receberá algo em troca, algo maior que o tempo investido. Por exemplo, essas 3 redes são voltadas para o desenvolvimento profissional mas em momentos diferentes da vida do usuário, um o ajuda a decidir a carreira a seguir (ikwa), outro ajuda-o enquanto se gradua para essa carreira (descolando) e o terceiro a montar seu portfolio e estabelecer um networking (via6). Para quem precisa se relacionar com contatos internacionais recomendo também o linkedin.

Existem também redes muito interessantes voltadas para o entretenimento, como o last.fm para música por exemplo: você pode ver o que seus amigos estão ouvindo e descobrir que artistas são ouvidos por pessoas que ouvem um determinado músico. Seguindo essa lógica, redes para filmes, livros e outros produtos culturais tem um potencial grande para o sucesso, o problema é que diferente da música onde o last.fm intercepta diretamente no seu micro o que você ouviu, redes baseadas em outros itens dependeriam exclusivamente da entrada de dados dos participantes, o que reduz significativamente o apelo de adesão de uma rede dessas.

Fonte: http://www.interney.net/?p=9761229


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