terça-feira, 31 de maio de 2011

Internet X Sedentarismo

Com o avanço da tecnologia e o rápido crescimento da internet, tanto a comunicação como a busca por informações e entretenimento se tornou cômoda e muito atrativa. De acordo com o Prof. Dtdo. Dênis Modeneze, a maioria das pessoas que tem acesso a internet e a TV a cabo estão dedicando, quase que totalmente, o seu tempo livre na exploração desse novo mundo de variadas opções. Sexo, jogos, blogs, twitter, comunidades virtuais, culinária, música, filmes, desenhos e muitas outras alternativas de distração que na maioria das vezes são ingênuas.
Dênis ressalta também que essa sedução proporcionada pela tecnologia da comunicação está causando um prejuízo enorme para muitas pessoas que estão se tornando cada vez mais sedentárias às custas de usar o tempo livre para se “plugarem” na rede. Desta forma, o advento tecnológico vem estimulando a inatividade física, possivelmente tornando o homem do futuro um sujeito inoperante, obeso e doente.
Face a estes fatos, entre inúmeros pesquisadores há um consenso de que o sedentarismo está relacionado com várias doenças crônico-degenerativas, diz o proprietário da academia Corpo & Equilíbrio, tais como acidente vascular cerebral, câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e as cardiovasculares.
Em contrapartida o sedentário esta deixando de obter os seguintes benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios físicos como:
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da força e da elasticidade muscular;
- Melhora do funcionamento do sistema cardiovascular;
- Favorecer a redução do peso corporal;

- Melhora no perfil das gorduras;
- Preservar e aumentar a massa muscular;
- Melhora nos níveis de açúcar no sangue;
- Promover uma sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Modeneze conclui: “Pode-se dizer que índices mínimos de atividade física (3x/semana) são necessários para manter níveis funcionais, motores e morfológicos para uma desejável aptidão física em relação à saúde. A prática regular de atividade física, em todas as idades, é fundamental para minimizar o risco de incubação e desenvolvimento precoce de doenças crônico-degenerativas, conseqüentemente possibilitando uma longevidade com maior qualidade de vida. Então abra um espaço na sua agenda e dedique-se a cuidar do seu bem mais precioso que é a saúde e use a tecnologia a seu favor, deixando de ser um escravo consumista da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário